terça-feira, 23 de outubro de 2012

HISTÓRIA ERP

No final da década de 50, quando os conceitos modernos de controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início, a tecnologia vigente era baseada nos gigantescos mainframes que rodavam os primeiros sistemas de controle de estoques – atividade pioneira da interseção entre gestão e tecnologia. A automatização era cara, lenta – mas já demandava menos tempo que os processos manuais – e para poucos. No início da década de 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional geraram os MRPs (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais), antecessores dos sistemas ERP. Eles surgiram já na forma de conjuntos de sistemas, também chamados de pacotes, que conversavam entre si e que possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos.

ERP


ERP  é um sistema de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional. Os ERP’s são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

CRONOGRAMA

CRONOGRAMA

domingo, 21 de outubro de 2012

O que é Necessário Para Rodar MRP

Para executar os cálculos de quantidades e tempo descritos, os sistemas de planejamento das necessidades de materiais , normalmente, requerem que a empresa mantenha certos dados em arquivos de computador, os quais, quando o programa MRP é rodado, são recuperados, usados e Atualizados.

O que é MRP?

MRP quer dizer planejamento das necessidades materiais, que são sistemas de demanda dependente que calculam necessidades de materiais e planos de produção , para satisfazer a pedidos de venda e previstos ou conhecidos. O  processo envolvido no planejamento e controle trabalha a partir de programas-mestres de produção que resumem o volume e os momentos dos produtos finais e serviços. O principal elemento de um sistema MRP é um sistema de gestão de demanda que precisa realizar a interface com os consumidores para reestabelecer as necessidades para o programa mestre de produção. Já um ciclo fechado contem uma realimentação que garantem a viabilidade dos planos em relação a capacidade disponível. O MRP II são desenvolvimento do MRP I , que integra muitos processos relacionados ao MRP, embora situado também em outras áreas funcionais, sem ele as bases de dados separadas seriam mantidas para diferentes funções. As características mais importantes do MRP são:
•     Quantidades Múltiplas: Que significa que o MRP deve conhecer a quantidade adequada de cada item para ser capaz de multiplicar pelas necessidades.
•    A estrutura de produto para quando chega aos itens que não são fabricados pela empresa, por exemplo, outra empresa fabrica e fornece bandejas internas de plástico. Esse fornecedor precisa conhecer a estrutura de produto para a bandeja – a quantidade e a cor do plástico que são necessários, mas o sistema MRP do fabricante do jogo trata a bandeja plástica como um único item comprado. As estruturas de produto desses itens não são relevantes para o sistema MRP.
Existem várias formas de estruturas de produto que são: Estrutura de produto em forma de A , estrutura de produto em forma T, Estrutura de produto em forma de V, Estrutura de produto em forma de X ou ampulheta.